A Constelação Sistêmica é uma terapia sistêmica breve que foi desenvolvida pelo filósofo e terapeuta alemão Bert Hellinger e tem como objetivo buscar soluções para os mais diversos problemas, sejam eles de âmbito familiar, afetivo, da saúde, profissional, financeiro, empresarial, de aprendizagem, entre tantos outros.
Bert Hellinger constatou que dentro de um sistema, seja ele familiar ou organizacional, existe uma dinâmica oculta que atua independente do desejo e da vontade dos seus membros. Essa dinâmica obedece ao que ele chama de “Ordens do Amor”, leis que regem os relacionamentos, que quando são desrespeitadas, acarretam dificuldades para todo o sistema, afetando, inclusive, membros das gerações futuras.
A Constelação Sistêmica é uma metodologia simples que foca no essencial e consegue revelar como essa dinâmica oculta está atuando na vida daqueles que fazem parte de um sistema. A partir de uma questão que é apresentada pelo cliente, escolhemos representantes para alguns dos que fazem parte do sistema e os colocamos uns em relação aos outros. A partir da colocação desses representantes, acessamos um campo de energia que nos mostra onde se encontram os impedimentos, os emaranhados em que estão envolvidos os seus membros.
O propósito da Constelação Sistêmica consiste em trazer luz à consciência, desfazer os emaranhados, resignificar a história para liberar o fluxo energético da vida e a força do amor. Essa força transformadora flui quando todos em um sistema são reconhecidos, honrados e respeitados no seu devido lugar.
Escrito por: